IDEPRO - Instituto de Desenvolvimento Profissional

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Por Alexandre Slivnik

O sorriso, uma forma poderosa para sair da crise

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Sorrir é um ato simples, e que pode trazer inúmeros benefícios porque proporciona uma grande sensação de bem estar. Quem sorri, contagia a todos que estão em volta... e não custa nada. Singelo, e ao mesmo tempo extremamente poderoso, pode trazer resultados maravilhosos.

Entretanto, a atual crise no país tem afetado até o que é de graça. A comprovação vem com a divulgação de uma recente pesquisa que aponta dados nada risonhos: apenas 79% dos vendedores, no Brasil, sorriem quando um cliente entra na loja enquanto na Irlanda, 97 % sempre está sempre sorridente.

Coincidência? Será que os irlandeses estão preocupados com a conta de luz? Ou com cortes no orçamento, desemprego e demissões em massa que acometem cada vez mais as indústrias?

Definitivamente, sorrir não está fácil para quem trabalha no comércio. Mas ainda é uma das principais soluções para atrair e conquistar o cliente e fazer com que ele encontre um ambiente amigável e confortável. Só que para isto, temos que ofertar uma boa recepção e não apenas uma suficiente ou um seco “ Pois não”, disfarçado de “ hoje não estou disposto”.

Diante deste cenário, temos duas opções: ou deixar o pessimismo tomar conta, e, nesse caso, as coisas pioram de vez, ou mudar, reagir, e tentar fazer mais com menos! É difícil? Sim! Mas não impossível. Se você optou pela primeira opção, sinto muito este artigo não é para você.

A atitude positiva, criatividade, iniciativa são qualidades naturais de quem já trabalha com vendas, e principalmente agora, em tempos de crise, elas precisam vir à tona com força total. Quando você acredita em algo, e é de coração, as coisas funcionam e contagiam aos demais. Resultados são gerados mais de acordo com o que se espera. Esse chamado chega ser tão forte que supera qualquer dificuldade que insistir aparecer durante a jornada.

Para estes casos, gosto de citar o exemplo de uma escola chamada Cocal dos Alves, em que a economia é rural. A pobreza é enorme e a população é muito carente. Mesmo com tudo isso, a Escola Augustinho Brandão coleciona prêmios de Astronomia e Física, medalhas de Olimpíada de Matemática e Química e os alunos têm notas muito acima da média nacional. Eles não acreditam no impossível e deram um jeito de mostrar que, com dedicação e trabalho duro, é possível alcançar um resultado espetacular. E estes alunos foram aprovados nas melhores faculdades da capital de Piauí, Teresina. Isso tudo só foi possível porque esses professores estavam engajados e comprometidos como uma única missão: só a educação salva.

Há quem encontre a sua essência de vida em uma causa grandiosa, impactante para uma sociedade inteira. É o caso do mais importante líder sul-africano, Nelson Mandela. Ele sabia exatamente qual era a essência de sua vida: lutar por uma sociedade de direitos iguais para todas as pessoas. Manteve-se firme a isto, e foi assim que conseguiu seguir seu propósito de que brancos e negros tivessem os mesmos direitos pondo fim ao apartheid.

Manter a essência ajuda a preservar o rumo. Como conseguir isso? Fazendo escolhas que não afastem de quem você é. Se você tem, no fundo de sua alma, vontade de ser bem-sucedido, não se deixe acomodar pelos problemas que tentarão freá-lo no caminho. Uma maneira bem prática de manter minha missão, meus valores, e meus planos sempre perto e claros em minha mente é distribuí-los em minha mesa de trabalho em forma de símbolos.

Voltando para aquele vendedor emburrado. Vale lembrar que as pessoas não compram mais em um lugar apenas porque o preço é mais baixo do que em outro. Elas precisam se sentir bem consumindo determinada marca. Se o cliente externo é importante porque é ele quem compra o produto que a empresa oferece, o cliente interno tem um lugar estratégico, pois ele é interface da empresa com o público. Ele pode se tornar o porta-voz engajado da sua companhia ou uma pessoa insatisfeita que dissemina uma imagem ruim. Se você quer que o seu cliente externo fique com brilho nos olhos, seus colaboradores têm de estar encantados com o que fazem.

Para vender algo é preciso acreditar no produto ou serviço e por isso é tão fundamental conquistar seus colaboradores e engaja-los. Da mesma maneira que um líder com brilho nos olhos será capaz de conquistar e gerar conexão emocional com seus liderados, o colaborador com brilho nos olhos será capaz de contagiar o cliente pelo encantamento. Ele será mais convincente em uma reunião e conquistará mais pessoas para a sua organização. Dessa forma, seus vendedores voltarão a sorrir e, consequentemente, seus clientes sairão mais satisfeitos.

Alexandre Slivnik é autor do best-seller O Poder da Atitude, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco nos bastidores do complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a mesma excelência e felicidade, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br ou 11 5539-4665.

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