IDEPRO - Instituto de Desenvolvimento Profissional

IDEPRO - Instituto de Desenvolvimento Profissional

Detalhe do Evento

Implantação da Avaliação de Desempenho

Com Bernado Leite Moreira

Evento Encerrado

A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas de maior impacto no desenvolvimento profissional e de gestão das empresas, influindo no próprio resultado do negócio. Se Você já tem a Avaliação de Desempenho ou pretende implanta-la aproveite esta oportunidade única de aprofunda-la com um dos maiores especialistas no assunto com vários "cases" e sucessos de implantação.

  • 24 de Outubro de 2013, das 09h às 18h

#

Considerações:

A avaliação de Desempenho está em uma nova fase possibilitando contribuições mais efetivas para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e, principalmente, a melhoria dos resultados da própria organização. É, ainda, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento da gestão nas empresas fornecendo sustentação para o desenvolvimento gerencial.
Por se configurar como ação estratégica a Avaliação de Desempenho precisa levar em conta, na sua implantação e aplicação, uma cuidadosa análise da Cultura Organizacional e dos valores e competências do negócio e do grau de maturidade do nível de gestão.
A avaliação de desempenho, nesta nova fase, retoma seu objetivo para o desenvolvimento do desempenho individual e geral na empresa. É chamada de Enfoque Desenvolvimentista. Para consignar essa fase usamos a frase: "a Avaliação de Desempenho começa quando termina" reforçando que é apenas depois de ser preenchido o Formulário de Avaliação de Desempenho é que começa a se delinear o resultado.

Objetivos:

 Ao final do programa os participantes estarão conhecendo todas as fases e cuidados para a implantação da Avaliação de Desempenho, respeitando os valores organizacionais.
Dessa forma os participantes irão rever e aprofundar todo o processo de implantação efetuando análises críticas de cada fase para garantir os melhores resultados para o desenvolvimento dos colaboradores, da gestão e da empresa. Será analisada a adequação dos formulários e o tipo de avaliação a ser utilizada.
 Vão "entender" e trabalhar os resultados estatísticos da A. D. reforçando o processo de desenvolvimento com a fase de Feedback dos resultados e do Plano de Ação e o acompanhamento desse plano. Saber explorar as possibilidades da aplicação do Feedback e do Feedforward.
 Conhecer e entender as dificuldades e os desvios que comprometem sensivelmente os resultados levando a Avaliação de Desempenho á falta de credibilidade na estrutura da empresa. Apresentação de "cases".

Programa:

- Histórico da Avaliação de Desempenho e as estratégias atuais do mercado.
- Porque existe a A. D.?
- A Avaliação de Desempenho não é uma ferramenta de RH. É uma ferramenta da Gestão.
- O "funil" da implantação da A.D.
            A análise do ambiente e gestão
             Análise da cultura e valores da empresa
             Estágio de gestão
             Clareza de objetivos
             Adaptação da ferramenta de avaliação (tipos e população)
             Os diversos tipos de formulários e de graduações
            Preparação da estrutura / Comunicação
             Treinamento do formulário e da ação de feedback
             Envolvimento dos gestores.
            Resultados e definição dos indicadores estatísticos estratégicos
           
 Tabulação e tratamento estatístico
             Gráficos (individual / equipe / departamento / diretoria / empresa)
             Orientação sobre o Plano de Ação
            Gestão de Performance
           
 Avaliação > feedback > plano de ação > monitoramento
             A visão do "feedforward" (não podemos mudar o passado)
            Desenvolvimento e competitividade
           
 Gestão de pessoas
- A definição das Competências
- Os tipos de avaliação - 90º. 189º. 360º.
- As características da auto avaliação
- O que causa a "falta de credibilidade" da Avaliação de Desempenho
            A ausência do feedback
            Falta de ações ("pode repetir as notas do ano passado")
            Cursos de treinamento como Plano de Ação
            A falta de acompanhamento por parte de RH

- Porque a A.D. começa quando termina
- O feedback, o Plano de Ação e o Feedforward
- As melhores práticas na Gestão de Performance (pesquisa internacional)
- Cuidados e "cases" na Avaliação de Desempenho.

Metodologia:

Dinâmica / discussão dirigida aproveitando as realidades dos participantes / cases de implantação / duas reuniões virtuais de 30 minutos cada para acompanhamento das necessidades de cada participante - reuniões agendadas individualmente.

#

Facilitador: BERNARDO LEITE MOREIRA

#Bernardo Leite Moreira é Sócio-Diretor da Bernardo Leite - Consultoria Empresarial (www.bernardoleite.com.br) e da RH Estratégia - Recrutamento e Seleção. Sua formação como um renomado psicólogo especializado em Administração de Empresas é aliada a 25 anos de experiência em diversos segmentos empresariais em nível gerencial e diretivo. Desde 1980 desenvolve trabalhos de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento de Lideranças, Planejamento Estratégico e ações de Coaching Personalizado. É palestrante com intensa atividade e alta receptividade de mercado. Professor universitário com larga experiência em nível de pós graduação em faculdades como: Mauá / FGV / Anhembi Morumbi / etc. Foi Presidente da AAPSA - Associação Paulista de Gestores de Pessoas - Gestão 2003/2005. Autor dos livros: Ciclo de Vida das Empresas (99) e Dicas de Feedback (09). Participou, também, do livro Manual de Treinamento & Desenvolvimento (versão 08) e do livro Os melhores da Liderança (edição 2010).

Inscrições e Informações:

24 de Outubro de 2013 (Quinta-feira)

Carga horária: 8 horas de duração

Horário: Das 09h00 às 18h00

Local: São Paulo / SP - Estação Treinamento - ABTD (ver mapa) Rua Machado Bittencourt,89 - Vila Mariana (100 metros do Shopping e Metrô Santa Cruz)

Investimento: R$ 1.040,00 (Mil e Quarenta Reais)

Incluso: Apostila, Coffee-Breaks e certificado.
*20% de Desconto para Associado ABTD, Estudantes ou grupos acima de 03 inscritos = R$ 832,00

Inscrições e Informações:

E-mail: idepro@idepro.com.br ou (11) 5539-4665

#

Cancelamentos e substituições: O participante poderá alterar o nome do inscrito até 3 dias anteriores ao evento. Em caso de cancelamento, o prazo para eventos nacionais é de 5 dias e, caso o pagamento já tenha sido efetuado, o valor pago poder ser utilizado como crédito para qualquer outro treinamento realizado pelo IDEPRO ou, se preferir restituição do valor, haverá uma multa de 30% do valor pago. Os inscritos que não cancelarem sua participação e não comparecerem ao evento serão cobrados no valor integral da inscrição. No caso de inscrições em eventos internacionais, não há cancelamento ou devolução de valores pagos. A realização do curso dependerá do número mínimo de participantes inscritos. O IDEPRO reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número mínimo de interessados. Nestes casos todos os inscritos serão avisados com, no mínimo, 5 dias de antecedência e os valores pagos serão devolvidos integralmente.

www.idepro.com.br

IDEPRO - Instituto de Desenvolvimento Profissional - Política de Privacidade

Rua Machado Bittencourt, 89 - Vila Mariana - CEP: 04044-000 - São Paulo / SP

Tel/Fax: (11) 4191-2286 - idepro@idepro.com.br